As 7 Virtudes de um Samurai

Yuuki

Coragem, Valor, Bravura: para enfrentar as dificuldades encontradas

Jin

Humanidade, Misericórdia, Benevolência: para ajudar outras pessoas

Gi

Justiça, Retidão, Integridade: para escolher o caminho a ser seguido

忠義)

Rei

Etiqueta, Cortesia, Civilidade: para me relacionar e conviver harmoniosamente com outras pessoas

Makoto

Justiça, Retidão, Integridade: para escolher o caminho a ser seguido

Chuugi

Etiqueta, Cortesia, Civilidade: para me relacionar e conviver harmoniosamente com outras pessoas

Meiyo

Honra, Credibilidade, Glória; também Reputação, Dignidade, Prestígio: para respeitar e ser respeitado nas decisões tomadas

Hakama (袴, hákámá) é um tipo de vestimenta tradicional japonesa. Cobre a parte inferior do corpo e se assemelha a uma calça larga. Uma característica bastante marcante desta peça e que exige um cuidado bastante especial são seus vincos ou dobras, chamados de hida. Além de tornar o hakama visualmente atraente por sua beleza, esses vincos possuem significados bem mais amplo perante a sociedade japonesa, cultura samurai ou arte marcial praticada, pouco conhecido até mesmo pelos próprios yudansha (faixa preta). No total de sete dobras, cinco na parte da frente (yosehida) e duas na parte de traz (ôhida), elas podem também representar as virtudes do samurai. As grandes dobras também são conhecidas, em alguns contextos, por representar a consolidação das cinco virtudes (五徳 gotoku) representadas pelas dobras frontais.
De acordo com alguns testemunhos e documentos antigos, o ato de dobrar o hakama pelos samurais era um ritual de confirmação de seu Do (道 caminho). Ao dobrar seu hakama, o verdadeiro samurai, conhecedor e seguidor das sete virtudes, refletia sobre a sua vida e verificava se estava trilhando o caminho correto.